O Festival

O Festival Sem Paredes traz a Juiz de Fora (MG), de 3 a 09 de outubro, uma programação cultural independente que conta com apresentações artísticas e espaços de formação diversos. O evento instiga novos processos de produção cultural e integra o Circuito

Festival acontece de 03 a 09 de outubro, em diversos espaços da cidade

Mineiro de Festivais Independentes (CMFI), uma ação do Fora do Eixo Minas, que une 12 festivais neste segundo semestre de 2011.

O CMFI foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e é patrocinado pela empresa Vivo, passando também a integrar ao circuito do Conexão Vivo. Esta é a primeira vez que Juiz de Fora conta com um festival de programação transversal, contemplando diversas linguagens, além da temática musical.

Além das 22 bandas, artes integradas marcam forte presença com intervenções cênicas, projeções visuais (VJ), mesas de debates, oficinas, mostra audiovisual, sarau e varal literário, dança, exibição de videopoemas e exposições fotográficas. Entre os shows, nomes como BNegão, Do Amor, Aeromoças e Tenistas Russas, Rael da Rima, Garotas Suecas e Suite para os Orixás são alguns dos mais esperados pelo público juizforano. Já nas mesas e oficinas, temas como o movimento de mídia livre e o Plano Nacional de Cultura serão discutidos com convidados como Leonardo Barbosa, gestor nacional do PCult – Partido da Cultura.

Agentes do Fora do Eixo de várias partes do país vem para colaborar na produção do festival

Há, ainda, a apresentação de três bandas selecionadas via Edital de Circulação Estadual do Programa Música Minas, sendo elas Acidogroove (Uberaba), Dibigode (Belo Horizonte) e Mekanos (Poços de Caldas). O festival é realizado em espaços renomados na campo da produção cultural na cidade, como Espaço Diversão e Arte, UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – e Mezcla. Sua produção é feita pelo Coletivo Sem Paredes, ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos colaborativos que conta com mais de 100 pontos em todo o Brasil e América Latina.

“Não precisa bater para entrar, é só pensar e já está dentro. Não há barreiras, impedimentos ou limites. Todos têm

acesso e constroem juntos um festival transversal, colaborativo e independente, o Festival Sem Paredes. Uma ferramenta inventada por homens e que os reinventará. Ferramenta usada para quebrar paredes pessoais, erguidas sob uma base de conceitos pesados e antigos. Pense, e entre nessa festa sem barreiras, sem limites, Sem Paredes.” – Coletivo Sem Paredes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: