Cobertura Colaborativa

A Cobertura Colaborativa vem ganhando um espaço cada vez maior nos festivais e eventos de cultura independente de todo o país, especialmente os conectados ao Circuito Fora do Eixo.

A cobertura colaborativa já está na ativa desde o primeiro dia do Festival Sem Paredes

Na cobertura, os participantes podem produzir diversos conteúdos como resenhas críticas das bandas, shows, entrevistas, fotos, vídeos, podcasts, entre outros materiais de diversas mídias. Os materiais são veiculados pela internet através do blog, facebook, twitter, youtube, em uma cobertura quase que instantânea do evento.

A produção colaborativa é bastante atual e caminha junto aos conceitos de internet livre, democratização de acesso e inteligência coletiva. Ela pode ser definida como um processo criativo coletivo no qual a informação não possui caráter único, podendo ser alterada por todos e captada a partir de diferentes olhares.

Macondo Circus (Santa Maria/RS), Festival Escambo (Sábara/MG), Móveis Convida (Brasília), Festival Transborda (Belo Horizonte/MG), Festival Canja (Bauru/SP), Festival Contato (São Carlos/SP) e Festival Demo Sul (Londrina) são alguns dos exemplos de festivais que já experimentaram o projeto.

Os textos produzidos pela equipe são veiculados no blog do Festival e demais sites de redes sociais integrados ao evento

#tudoaomesmotempoagora

A Cobertura Colaborativa estimula a produção e o fomento de conteúdo, além da articulação de novos agentes interessados em movimentar a cena cultural local. A partir de vários olhares, ela democratiza o acesso a informação e a cobertura do evento e proporciona um estágio real e intensivo de aprendizagem na área cultural.

#comofaz

Nos dias do Festival, a Cobertura Colaborativa do Festival Sem Paredes se instala em alguns locais onde o evento acontece, montando ilhas e QGs de edição com infra-estrutura básica para os envolvidos trabalharem e produzirem cobertura em tempo real. A cobertura será feita colaborativamente pelos Agentes Multimídia do Fora do Eixo e os alunos da oficina de Midialivrismo. Seu conteúd

o será divulgado diariamente, contendo textos, fotos e vídeos, além da parceria com o Gramofone Virtual, que trará também novidades sobre o evento.

2 comentários (+add yours?)

  1. Gramofone Virtual
    Set 07, 2011 @ 23:07:30

    Estaremos nessa com certeza!

    Responder

  2. Ciro Cavalcanti Nunes Santos
    Set 24, 2011 @ 14:18:53

    Caros amigos do Sem Paredes, a Cãna se disponibiliza em colaborar no evento com o que lhe for possivel e necessário. Att. Ciro Cavalcanti

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: