Ocupações Transitórias

O que dizer de várias caixas de correio espalhadas por uma praça acompanhada de muita música? Essa foi a proposta da Oficina de Ocupações Transitörias com Letícia Nabuco que simplesmente encantou a todos na Praça Cívica da UFJF em Juiz de Fora. A oficina tinha como proposta a interação entre público, ambiente e artista numa atitude sensacional que fez com que todos escrevessem e levassem para a casa cartas, bilhetes e até fotografias de pessoas estranhas!

Caixas de correio instaladas na Praça Cívica da UFJF

Pode parecer estranho, mas a curiosidade do resultado é emocionante, são várias histórias pessoais, bilhetes engraçados e tantas outras coisas que contém acima de todos muitas partes de suas vidas, através do processo de construçao e reconstrução desse momento único. Esta proposta contagiou a todos e mostrou que certos recursos da comunicação nunca devem deixar de existir, dentre eles o envio das cartas escritas que eram colocadas nos correios e não possuiam a friesa dos emails, segundo Letícia.

Com essa intervenção foi possível perecber que as pessoas ainda podem dar continuidade a um costume que por causa da modernidade, fez com que batesse uma certa saudade de tempos antigos onde a saudade morria a cacetadas de papel que perduram até hoje. Além do fator “saudosista”, existe o efeito histórico pois o conhecimento de uma sociedade passa de fato de olharmos para o passado e tentarmos compreender o presente.

Letícia Nabuco montando o espaço para as pessoas escreverem as cartas

Com certeza, para quem conheceu, as cartas eram os melhores veículos de notícias, para aqueles que queriam saber dos parentes, da vida e de eventos diversos em um cotidiano onde o tempo passava um pouco mais devagar, as pessoas não corriam tanto, a velocidade dos carros nem era sentida, mas as ocupações eram permanentes.

Texto e foto por Warley Cardoso. Conteúdo produzido pela Cobertura Colaborativa organizada pela oficina de Midialivrismo do Festival Sem Paredes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: