El Efecto

Texto por Lucas Mortimer

“Essa banda tem que circular no Fora do Eixo” foi meu pensamento desde a primeira vez que vi o El Efecto.

Sigo a banda desde 2009, quando fui ver um show do Cinzel no Matriz em BH e acabei vendo eles de tabela. Posso dizer que foi um dos shows mais marcantes da minha vida; uma das poucas bandas que conseguiu me agradar a primeira vista com um show ao vivo. Marcante pela mistura de estilos, pela originalidade, pela grande habilidade dos músicos e pela enorme presença do baterista Tomás, que toca muito, canta muito e toca e canta junto excelentemente!

Depois desse show, vi vários outros em diversas circunstâncias, alguns excelentes e outros muito bons; sempre mantendo a regularidade. Mesmo assim, me espantei com os “altos níveis de ducaralhisse” desse show aqui no Festival Sem Paredes em Juiz de Fora. O público que estava ainda começando a chegar devagar, se animou e foi se aproximando do palco. A presença marcante do Tomás se destacou ainda mais devido à excelente qualidade do som, especialmente da sonoridade da bateria.

A surpresa desse show foram duas excelentes músicas novas; uma ainda “sem nome” e outra chamada “Adeus à Deus”. A primeira faz uma crítica à televisão e seu conteúdo alienante e a segunda à religião. Entrevistando os caras perguntei sobre as letras e eles comentaram da dificuldade de se fazer letras que tenham uma crítica explícita sem cair em bordões, clichês e formatos padrões. Essa dificuldade é facilmente superada por eles, ao casar muito bem letra e música, utilizando de sonoridades que remetem ao tema das letras. “Adeus à Deus” faz referência à música gospel e utiliza disso para enfatizar ainda mais a crítica.

Os caras estão preparando um novo CD, já em processo de gravação em um estúdio parceiro no Rio de Janeiro, que terá 8 músicas e previsão de lançamento pra início de 2012.

Boa pedida pra rolar nos próximos festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes e no Cedo e Sentado do Fora do Eixo no recém inaugurado Studio RJ.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: